Webmail

Artigo: “Os saqueadores do dia contra os saqueadores da noite”
18/08/2011

A jornalista, escritora e ativista canadense, Naomi Klein, escreveu o artigo “Os saqueadores do dia contra os saqueadores da noite” no qual discorre sobre os tumultos ocorridos em Londres e a reação do governo inglês.

“Leio comparações entre os tumultos em Londres e em outras cidades europeias – vitrines quebradas em Atenas, carros incendiados em Paris. E há paralelos, sem dúvida: uma fagulha lançada pela violência policial, umam geração que se sente esquecida. Esses eventos foram marcados por destruição em massa, com poucos saques.”

“Mas tem havido saques em massa em anos recentes e acho que temos de falar também deles. Houve em Bagdá, logo depois da invasão norte-americana – um frenesi de destruição e saques que esvaziou bibliotecas e museus.”

“É o Saqueo global, tempo de saques imensos! Alimentados por um sentido patológico de ‘direitos adquiridos’ pelos ricos, o grande saque global está em andamento à luz do dia, como se nada houvesse a esconder. Mas há, sim, temores ocultados. No início de julho, o Wall Street Journal, citando pesquisa recente, noticiava que 94% dos milionários temiam “a violência nas ruas”. Aí, afinal, um medo compreensível.”

“A resposta de David Cameron às agitações de rua é tornar literal e completo o descarte dos mais pobres: fim dos abrigos públicos, ameaças de censura e corte das ferramentas de comunicação social e penas de prisão absolutamente inadmissíveis; uma mulher foi condenada a cinco meses de cadeia, por ter recebido um short roubado  [e hoje, 17/8/2011, dois homens foram condenados a quatro anos de prisão, por incitarem tumultos pela internet, apesar de não se ter provado que sua ‘incitação’ levou a alguma consequência (NTs, com informações de Guardian em http://www.guardian.co.uk/uk/2011/aug/17/facebook-cases-criticism-riot-sentences)]. Mais uma vez a mensagem é clara contra os pobres que incomodam: sumam. E sumam em silêncio.”

Para ler a íntegra do artigo de Naomi Klein, acesse

http://www.viomundo.com.br/politica/naomi-klein-nao-falta-dinheiro-para-comprar-balas-de-borracha-e-canhoes-de-agua.html



Secretaria de Imprensa e Divulgação