HISTÓRIA

O Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e Região foi fundado em 1937. A Carta de reconhecimento do Ministério do Trabalho foi emitida em 1942. Desde a sua fundação até 1986, a entidade não defendeu princípios classistas. Em 1986, com a deflagração de uma das maiores greves da categoria bancária, a direção da entidade na época omitiu-se de conduzir as atividades dos trabalhadores e trabalhadoras. Durante o período de greve um grupo de bancários (as) da base assumiu a responsabilidade de organizar – através de comissões – a luta pelos direitos dos trabalhadores (as). Após a greve, estes bancários (as) criaram uma chapa de oposição, que venceu as eleições sindicais seguintes. Esta eleição marcou o início de um processo de transformação no Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e Região. A entidade, antes omissa com relação às causas dos trabalhadores e burocrática passou a exercer sua função democrática, representativa e classista, marcada por uma gestão transparente. No início dos anos 90 foi instituída estatutariamente a Diretoria Colegiada e proporcional, que passou a administrar o Sindicato sem a figura do presidente.

PARTICIPAÇÃO EFETIVA

A partir deste momento, o Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e Região passou a integrar as lutas gerais da classe trabalhadora, incluindo as greves gerais realizadas em meados dos anos 1980; atos públicos em Brasília; Marchas dos Sem; atividades do Dia do Trabalhador em Passo Fundo, Porto Alegre e até atividades internacionais; movimentos contra as privatizações; pelo direito à terra; contra o latifúndio e luta pela moradia. Além disso, a entidade organizou oposições sindicais, lutando sempre por melhores salários, saúde e educação. A direção do Sindicato também marcou presença em congressos estaduais e nacionais de bancários; em congressos da CUT e em outras manifestações importantes para o sindicalismo brasileiro, defendendo os interesses imediatos dos bancários – melhorias nas condições de trabalho, melhores salários, saúde, segurança, auxílio-alimentação, auxílio-maternidade, PLR e o combate ao assédio moral.

A CATEGORIA BANCÁRIA

Uma forte característica dos bancários sempre foi a capacidade de organização enquanto categoria. Ao longo dos anos, fomos enfrentando com unidade os desafios impostos pelas transformações ocorridas no sistema financeiro. Primeiro foi a onda de demissões gerada pela profunda mudança tecnológica na estrutura operacional dos bancos, iniciada nos anos 80. Em seguida vieram as privatizações, fusões e terceirizações de serviços. Fatores que causaram um grande impacto e a drástica redução dos postos de trabalho no setor. Embora sejam muitos os desafios, os bancários sempre mantiveram suas entidades de classe como os grandes instrumentos de enfrentamento em todas as lutas travadas contra o capital e pela conquista e manutenção de direitos.