Webmail

8ª Conferência de Saúde de Passo Fundo apresenta propostas
19/07/2011

Centenas de representantes dos mais variados segmentos da comunidade estiveram reunidos nos dias 24 e 25 de junho, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da UPF, para debater e sugerir medidas a fim de melhorar a saúde da população de Passo Fundo. A 8ª Conferência Municipal de Saúde também elegeu os 16 representantes do município à etapa estadual do evento, que ocorre no mês de setembro, em Tramandaí.


A Conferência contou com a participação do diretor do Sindicato dos Bancários de Passo Fundo e coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Dário Sidnei Delavy. O sindicalista enfatizou a importância de um debate efetivo, sobre os problemas enfrentados pelos usuários do Sistema Único de Saúde.

 

O coordenador do CMS destacou a importância da organização da Conferência Municipal, que começou com a realização de quatro eventos preparatórios nos distritos sanitários da cidade. Isto garantiu a participação da comunidade e dos trabalhadores da rede de cada Região no processo de discussão.

 

“Temos grandes problemas para resolver, como a falta de cobertura de saúde na família e a necessidade de ampliar o número de médicos e a realização de exames para a rede. Há muito trabalho a ser feito para alcançar uma saúde de qualidade a todos”, analisou Dário Delavy.

 

Ao final do encontro foram elencadas centenas de propostas, transformadas em um relatório que será apresentado à  Conferência Estadual. Entre as sugestões estão a maior cobertura do programa saúde da família; mais recursos para infraestrutura de prédios e pessoal; informatização do SUS; políticas permanentes de educação para a saúde; realização de concurso público; criação de novos grupos de trabalho e que o Hospital Municipal deixe de ser autarquia, intengrando-se à rede municipal de saúde.

 

*Imprensa Fetrafi-RS com informações da Prefeitura Municipal de Passo Fundo