Webmail

1ª Negociação do aditivo do Santander acontece amanhã
30/10/2008

Mais de 70 dias após a entrega da minuta, foi finalmente marcada para esta sexta, 31, a primeira rodada de negociações com o Santander sobre a renovação do acordo aditivo específico à Convenção Coletiva de Trabalho. A reunião continua na segunda-feira, dia 3.


"É importante que os bancários acompanhem essas negociações, pois estará em discussão o pagamento do PPR (Programa de Participação nos Resultados), cuja reivindicação é de R$ 2 mil, no mínimo, já que, no ano passado, o valor foi de R$ 600", afirma o funcionário do Santander e diretor do Sindicato Mario Raia.


Será discutida também a renovação automática do atual aditivo com melhoria da bolsa educação e no horário amamentação, para as bancárias com filho recém nascido, e inclusão do pagamento da PLR proporcional ao período trabalhado para quem se aposentar em 2008, isonomia salarial para corrigir as distorções salariais para mesmas funções e garantia de emprego. O Sindicato cobra que todo o novo aditivo seja extensivo aos trabalhadores do Real.


Fusão - Sobre os impactos da fusão, as negociações serão retomadas na quarta-feira, 5, onde os trabalhadores reivindicam o fim das demissões, transparência e negociação em todas as etapas do processo.


Nas reuniões anteriores, o Santander acatou a reivindicação dos trabalhadores em fazer um programa de recolocação interna, objetivando o aproveitamento dos trabalhadores em todas as vagas existentes. Os representantes do banco afirmaram também que desde o dia 6 de outubro estariam suspensas as contratações externas para que o programa de recolocação fosse realmente eficaz.


O Sindicato aguarda ainda a resposta do banco para a reivindicação de pagamento da primeira parcela da PLR no dia 31.


Fonte: Jair Rosa - Seeb SP