Webmail

Na França, o democrata Sarkozy, na Venezuela, o ditador Chávez (?)
06/02/2008

No dia 02 de dezembro de 2007, o presidente da Venezuela, Hugo  Chávez, colocou sua proposta de reforma constitucional à apreciação pelo seu povo.  Ao final do plebiscito, os venezuelanos haviam rejeitado a proposta por pequena margem; pouco mais de um por cento.  Em rede nacional, Chávez reconheceu a derrota e garantiu que a vontade da maioria dos votantes, revelada pelo resultado do plebiscito, seria respeitada.  Com essa atitude, Chávez, uma vez mais, deixou “a falarem sozinhos” aqueles que o qualificam de ditador.  Como afirmou, recentemente, o ator e diretor de cinema estadunidense, Sean Penn, "ditadores não perdem plebiscitos".

Em contrapartida, do outro lado do oceano Atlântico, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, já demonstrou sua intenção de ratificar o Tratado de Lisboa via parlamento.  O tratado foi assinado recentemente por diversos governos membros da União Européia, 27 países, mais precisamente.  O texto do tratado é nada mais nada menos que a Constituição Européia, extraída de alguns quesitos de somenos importância, já rejeitada pela maioria dos franceses em maio de 2005.

Pois, agora, a estratégia de Sarkozy é “enfiar goela abaixo” dos franceses a mesma Constituição se utilizando do parlamento.  Ou seja, “democraticamente”, o Sr. Sarkozy pretende que um punhado de deputados aprove algo que já foi reprovado pela maioria das dezenas de milhões de franceses.

Enquanto isso, não vimos um sequer desses órgãos de mídia, desses formadores de opinião, que vivem a desancar Chávez qualificando-o de ditador, se pronunciar contra a pretensão de Sarkozy.  Podemos, daí, depreender o que, para eles, é democracia.

Para a constitucionalista francesa, Anne-Marie Le Pourhiet, “A Europa de Sarkozy é anti-democrática”.  Anne-Marie, que é professora de Direito Público na Universidade de Rennes  concedeu uma entrevista em dezembro passado sobre o tema.  Para lê-la na íntegra clique aqui www.resistir.info/europa/tratado_lx_20dez07.html