Webmail

Entidades sindicais assinam Acordo Aditivo de Trabalho com o Banrisul
16/01/2012

Em cerimonia no edifício sede do Banrisul, às 17 horas desta quarta, dia 11, as entidades sindicais e o banco assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012. Conquista da greve de 22 dias dos banrisulenses, que paralisou mais de 80% das unidades do banco durante a Campanha Nacional dos Bancários de 2011, o instrumento foi assinado pelo secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, pelos diretores da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha e Denise Falkenberg Corrêa, pela presidenta em exercício do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários), Rachel Weber, e pelo assessor jurídico do SindBancários, Antonio Vicente Martins.


 “O acordo garante aos banrisulenses conquistas não só econômicas, mas também em áreas como saúde e segurança. As relações e a organização dentro do banco chegam a um novo patamar”, explica a diretora da FETRAFI-RS, Denise Falkenberg Corrêa.

O acordo garante aumento de 17,87% no abono e gratificação dos caixas, a criação de uma remuneração fixa para os Operadores de Negócios, 13ª cesta alimentação de R$ 1 mil para todos, inclusive os afastados por doença, licença adoção de 30 dias extensiva a casais homoafetivos e solteiros, ampliação para cinco dias úteis da licença paternidade, proíbe os bancários de transportarem numerários ou valor, entre vários outros avanços.

“Este acordo é o resultado da organização, mobilização e unidade dos funcionários, coordenados pelo Comando Nacional dos Banrisuleses e as entidades sindicais“, declara o Diretor da FETRAFI-RS, Carlos Augusto Oliveira Rocha. 

Pelo Banrisul, o acordo foi assinado pelo Presidente Tulio Zamin, que participou acompanhado dos diretores Joel Raimundo e Guilherme Cassel, do superintendente da Unidade de Gestão de Pessoas, Gaspar Saikoski, e de assessores do banco. 
 
O aditivo, que nasce com 26 cláusulas, também foi firmado pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Bagé, Nilton Paulo Leite Dias, pelo presidente do Sindicato dos Bancários e Horizontina, Selvino Welter, e pela diretora do Jurídico do Sindicato dos Bancários de Rio Grande, Hilda Teixeira. 

Zamin destacou a importância do acordo assinado e aproveitou para anunciar que o Banrisul seguirá investindo na expansão da rede de agências em 2012, projetando a abertura de 50 novas unidades, sendo 45 no Rio Grande do Sul e 5 em Santa Catarina.

"Trata-se de uma celebração, pois o acordo inédito representa um novo símbolo para os funcionários e o banco, fruto de um intenso processo de mobilização e negociação, significando um passo importante para a valorização do trabalho, fundamental para o crescimento da instituição e o desenvolvimento do Estado", destaca Ademir Wiederkehr.

O Diretor Carlos Augusto de Oliveira Rocha e a Diretora Denise Falkenberg Correia assinaram o aditivo também  representando os demais sindicatos do RS e fora do Estado que outorgaram procuração à Federação.