Webmail

Artigo: "Capitalismo de desastre: abutres sobre a Líbia"
24/08/2011

O jornalista e escritor Pepe Escobar escreveu artigo em que aborda a reconstrução da Líbia como uma oportunidade para as grandes potências escaparem à grande crise mundial que se agiganta mais e mais.  
Escobar inicia seu artigo assim:

"Pensem na nova Líbia como último espetacular capítulo da série “Capitalismo de Desastre”. Em vez de armas de destruição em massa, tivemos a R2P (“responsabilidade de proteger”). Em vez de neoconservadores, imperialistas humanitários.

Mas o alvo é sempre o mesmo: mudança de regime. E o projeto é o mesmo: desmantelar e privatizar uma nação que não se integrou ao turbo-capitalismo; abrir mais uma (lucrativa) terra de oportunidades para o neoliberalismo super turbinado. E a coisa vem em boa hora, porque acontece em momento já próximo de plena recessão global.

Demorará um pouco. O petróleo líbio não voltará ao mercado antes de 18 meses. Mas há o negócio da reconstrução de tudo que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) bombardeou (sim, sim, nem tudo que o Pentágono bombardeou em 2003 foi reconstruído no Iraque…)

Seja como for – do petróleo à reconstrução – brotam oportunidades para negócios sumarentos".

 

Para ler a íntegra do interessante artigo de Pepe Escobar, acesse

http://www.viomundo.com.br/politica/pepe-escobar-bombas-em-troca-de-petroleo.html

 

 

Secretaria de Imprensa e Divulgação