Webmail

Artigo: "As razões do Irã"
23/05/2011

O jornalista Beto Almeida fez recente viagem ao Irã e, em um pequeno artigo, traz as suas impressões acerca daquele país. No artigo “As razões do Irã”, Almeida faz, entre outras, as seguintes afirmações:

“Uma constatação é imediata: construiu-se uma sofisticada e complexa imagem negativa do Irã mundialmente, que serve para justificar todas as sanções aplicadas pela ONU contra o país, sob a evidente manipulação das grandes potências que, com a Revolução Islâmica de 1979, perderam os privilégios que tinham sobre as vastas riquezas energéticas iranianas.”

“É o principal alvo dos interesses norte-americanos na região. Sobretudo por seu processo de desenvolvimento independente. A nacionalização do petróleo produziu enormes efeitos a partir do uso de suas receitas para diversificar o processo produtivo. O Irã, que foi obrigado a enfrentar uma guerra que não declarou contra um Iraque apoiado pelos EUA, e que sofreu sanções de cunho econômico da ONU, teve que aprender a caminhar com suas próprias pernas. Hoje possuiu uma indústria de defesa avançada, fabrica seus próprios submarinos.”

“O Irã possui um moderno programa aeroespacial e prepara-se para lançar seu primeiro cosmonauta ao cosmos em 2012. No Brasil não há previsão para tal, mas há sabotagens dos EUA contra o programa espacial brasileiro.”

“É um país em franco desenvolvimento, que os inimigos querem sabotar e apresentar como um país das trevas.”

“Falamos de direitos humanos também, claro, num largo diálogo com o vice ministro de Relações Exteriores, Behrooz Kamalvandi . “Tanto o Irã como o Brasil precisam se corrigir em matéria de direitos humanos. Mas, quem mais precisa se corrigir são os EUA, os que mais agridem os direitos humanos no mundo”, disse ele....”.

Para ler a íntegra do artigo de Beto Almeida, acesse

http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5042


Secretaria de Imprensa e Divulgação