Webmail

Justiça manda HSBC reintegrar bancário vítima de assaltos em Belo Horizonte
09/11/2009

O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte obteve uma grande vitória contra o HSBC conseguindo a reintegração de funcionário, demitido sem justificativa no dia 18 de março de 2009. Ele estava em tratamento médico em razão de transtornos mentais decorrentes da violência que o vitimou em dois assaltos nas dependências do banco. Era lotado na agência Praça Sete de Belo Horizonte, e trabalhava no banco há 20 anos.

A entidade entrou com a ação de reintegração na 23ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte no último dia 29 de setembro, que proferiu sentença favorável ao funcionário no dia 9 de outubro. No dia 4 de novembro, acompanhado pelos funcionários do HSBC e diretores do Sindicato Geraldo Rodrigues e Giovanni Alexandrino, o demitido retornou ao trabalho na agência Centro de Belo Horizonte.

Para o funcionário reintegrado, o Sindicato mais uma vez mostrou que é uma entidade séria e atuante na luta pelos direitos dos bancários. "Todo o apoio necessário e essencial para que eu fosse reintegrado, podendo voltar a exercer o direito ao trabalho, foi dado pelo Sindicato", ressalta.

A ação vitoriosa do Sindicato não só garantiu o direito do bancário como abriu precedentes para outros casos semelhantes, afirma Giovanni Alexandrino.

De acordo com Geraldo Rodrigues, a vitória mostrou a importância da sindicalização, pois somente assim o bancário pode contar com a assessoria do Sindicato na defesa de seus direitos. "Mais uma vez, o Sindicato desenvolveu em excelente trabalho, através de seu Departamento Jurídico, que lutou para corrigir uma arbitrariedade imposta pela direção do banco. 


Fonte: Seeb BH -  06/11/2009