Webmail

Banrisulenses aprovam proposta e retornam ao trabalho nesta quarta-feira
19/10/2011

Os banrisulenses de Porto Alegre aprovaram na tarde desta terça-feira a proposta apresentada pelo Banco. A negociação entre o Comando e a direção do Banrisul iniciou às 10h da manhã e foi concluída no início da tarde, após a reformulação da proposta global apresentada pelo Banco em negociações anteriores.

Segundo as informações repassadas pelos sindicatos do Interior à Fetrafi-RS, os resultados de suas assembleias coincidem com a decisão dos banrisulenses da Capital, reiterando a aceitação da proposta com retorno ao trabalho.

A greve no Banrisul foi a maior dos últimos vinte anos, atingindo cerca de 83% da rede de atendimento do Banco na última sexta-feira, dia 14. O processo de negociação foi muito desgastante e sua finalização trouxe avanços importantes para os funcionários como a ampliação da 13ª cesta-alimentação para R$ 1.000,00; a melhoria da gratificação de caixa; a criação de uma gratificação fixa para os operadores de negócios; a redução da meta mínima para pagamento da RV3 entre outros itens. Clique aqui para ver a proposta completa!

A partir de agora, o objetivo dos banrisulenses é continuar os trabalhos no GT Carreira e na Comissão Paritária, a fim de viabilizar a implantação do novo quadro ainda em 2012. O Comando também irá acompanhar o cumprimento dos demais compromissos assumidos pelo Banrisul ao longo do processo de negociação.

O Comando dos Banrisulenses decidiu orientar os funcionários pela aceitação depois de uma reunião de avaliação. Para o movimento sindical, a maior vitória da greve foi a manifestação de unidade dos banrisulenses e a trajetória ascendente da greve.

Porto Alegre

 

No começo da assembleia promovida pelo Sindbancários, os banrisulenses fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao funcionário do Banrisul Luiz Vinicius Bobfin. Luiz tinha 26 anos e trabalhava na agência Beira Rio. Na segunda, 17, o bancário sofreu um AVC e faleceu. Ao fim da assembleia, os banrisulenses ainda aprovaram uma moção de repúdio contra a postura do Banrisul, que retirou o abono dos dias parados da última proposta.

 

Confira os resultados das assembleias do Interior:

 

Sindicato

Resultado

Alegrete

Aprovou

Bagé

Aprovou

Bento Gonçalves

Assembleia 19/10 - 8h30

Cachoeira do Sul

Aprovou

Camaquã

Aprovou

Carazinho

Assembleia 19/10 - 9h

Caxias do Sul

Aprovou

Cruz Alta

Assembleia 19/10 - 8h

Erechim

Aprovou

Frederico Westphalen

Aprovou

Guaporé

Aprovou

Horizontina

Aprovou

Ijuí

Aprovou

Lajeado

Assembleia 19/10 - 8h30

Litoral Norte

Aprovou

Nova Prata

Aprovou

Novo Hamburgo

Assembleia 19/10 - 9h

Passo Fundo

Aprovou

Pelotas

Aprovou

Porto Alegre

Aprovou

Rio Grande

Aprovou

Rio Pardo

Aprovou

Rosário do Sul

Aprovou

Santa Cruz do Sul

Aprovou

Santa Maria

Aprovou

Santa Rosa

Aprovou

Santana do Livramento

Aprovou

Santo Ângelo

Rejeitou

Santiago

Aprovou

São Borja

Aprovou

São Gabriel

Aprovou

São Leopoldo

Assembleia 19/10 - 9h

São Luiz Gonzaga

Aprovou

Soledade

Aprovou

Uruguaiana

Aprovou

Vacaria

Aprovou

Vale do Caí

Assembleia às 19h

Vale do Paranhana

Assembleia às 19h

 

*Imprensa Fetrafi-RS
Foto: Cristiano Estrela