Webmail

Bancários definem estratégias para apresentação de proposta de PCS à Caixa
30/10/2007

O debate sobre a organização dos empregados para elaboração e apresentação de uma proposta de Plano de Cargos e Salários à direção da empresa, mobilizou dirigentes e delegados sindicais na tarde desta quinta-feira, 25, na Casa dos Bancários. 

Desde 2004, um trabalho conjunto da FEEB-RS, APCEF-RS e SindBancários promove o processo de discussão e elaboração sobre PCS Caixa, com a realização de seminários, encontros e reuniões. O resultado destas atividades foi a apresentação do projeto elaborado pelos Núcleos de Economia Alternativa (NEN) e de Economia Política (NEP) do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio grande do Sul, denominado: “Elementos para construção de um Plano de Cargos e Salários (PCS) para Bancos Públicos”. A continuidade deste projeto teria mais duas fases, sendo que a última trataria das especificidade do PCS em cada banco público (BB, Caixa e Banrisul).

A discussão está sendo intensificada agora com os empregados da Caixa, motivada pela mobilização dos empregados na greve. Os trabalhadores incluíram no Acordo Coletivo de Trabalho 2007/2008 a obrigatoriedade de apresentação pela Caixa, de diretrizes para o novo plano, num prazo de 30 dias após a assinatura do documento (17/10). Sendo que uma proposta definitiva deverá ser apresentada aos empregados até abril de 2008.
Na reunião deste dia 25, após amplo debate, delegados e dirigentes sindicais definiram algumas estratégias e encaminhamentos para a campanha de consolidação de um PCS aos empregados:
    
- Fazer da discussão do PCS um debate nacional em que todas as Federações e a CONTRAF organizem os empregados para este tema.
 
- Manter os empregados mobilizados para a conquista de um PCS que viabilize a ascensão profissional, os pisos básicos, criando expectativa de crescimento e o interesse em permanecer trabalhando na caixa.
 
- Desenvolver campanhas interna e externa à Caixa, para dar visibilidade ao debate sobre PCS e às reivindicações dos empregados.
     
Encontro Estadual dos Empregados e Empregadas da Caixa 

Durante a reunião foi deliberada a realização de um Encontro Estadual dos Empregados da Caixa, no dia 10 de novembro, sábado, das 9h às 18h, em Porto Alegre. O objetivo do encontro será coletar propostas para subsidiar a equipe Técnica e o GT PCS Caixa na formulação de uma proposta, com diretrizes básicas para o PCS. 

Além disso, os participantes do evento avaliarão a necessidade de agregar ou não representantes de áreas com amplo conhecimento sobre o setor, ao trabalho do GT e equipe técnica. A programação do evento será constituída pelo debate: PCS Caixa, reflexão e propostas dos empregados e pela realização de trabalhos em grupo. 

Recebimento de Propostas e Sugestões - A Federação dos Bancários do RS criou o endereço eletrônico pcs_caixa@feebrs.org.br onde os empregados da caixa poderão encaminhar sugestões ao GT PCS Caixa. A Federação orienta aos sindicatos filiados para tornar público aos empregados da caixa do endereço eletrônico no sentido de ampliar o debate sobre PCS.

Fonte: FEEB-RS
26/10/2007