Webmail

CUT-RS é contra a Reforma da Previdência
30/05/2011

A Central Única dos Trabalhadores do RS é contra a Reforma da Previdência proposta pelo ministro da Previdência, do governo Dilma, Garibaldi Alves, que deve acarretar mais 15 anos de trabalho, em média, para a os trabalhadores. A justificativa é de que o aumento da longevidade da população tem causado um grande déficit no sistema previdenciário.

A previdência social hoje no Brasil funciona como um mecanismo de distribuição de renda para a população mais pobre, nós rechaçamos a história de déficit da previdência e todo dinheiro arrecadado deve ser aplicado na previdência e não pode ser desviado para outros setores.

De acordo com a proposta, a idade mínima seria de 60 anos para mulheres e 65 para os homens. Consideramos isso uma perversidade que repudiamos fortemente.

A CUT-RS acredita que essa Reforma da Previdência vai ser prejudicial aos trabalhadores. No Brasil, a maioria das pessoas começa a trabalhar bastante cedo, muitos adolescentes ainda, e estipular uma idade mínima para que se aposentem no futuro seria puni-las por aquilo que deveria ser motivo de premiação.

Defendemos que, em vez de propor a idade mínima, as alterações no sistema previdenciário deveriam incluir os trabalhadores que atuam na informalidade e, assim, não pagam o INSS. O governo deve atacar quem sonega a previdência como os clubes de futebol e os grandes empresários. Outra proposta que a CUT defende é que a cobrança para a previdência deve ser sobre o faturamento da empresa e não sobre a folha de pagamento como acontece hoje, que só beneficia quem emprega menos como os banqueiros.

Não aceitamos nenhuma proposta ou proposição que vá no sentido de retirada de direitos dos trabalhadores. Necessitamos de uma previdência que inclua os 53% de trabalhadores e trabalhadoras, ou seja, 46 milhões de brasileiros em sua plena capacidade laboral que estão fora do processo da previdência, desabrigados de qualquer sistema previdenciário, portanto chega de reforma que retire direitos.

 

*CUT-RS