Webmail

Quadro de Carreira: Comissão Paritária faz diagnóstico do Quadro A da DG
17/05/2011

A Comissão Paritária que está debatendo a Carreira no Banrisul continua o diagnóstico do atual Quadro. Em reunião na última quarta-feira (11), às 15h, no 4º andar da DG, foi apresentado pela assessoria do Dieese dados sobre o Quadro A da Direção Geral.


Chama a atenção que 62% dos trabalhadores da DG estão na função de Analista. Também é gritante a baixa remuneração a que estão submetidos os banrisuleneses, seja nas agências, seja na Direção Geral. A única perspectiva de crescimento financeiro é através do comissionamento, que tenta resolver o problema dos baixos salários. 

Também foram debatidas as remunerações variáveis, outra medida que tenta minimizar a baixa remuneração salarial, mas que gera muito desgaste aos trabalhadores. Para obtê-la, os banrisulenses são submetidos a longas jornadas e metas absurdas. 

Os representantes dos trabalhadores expuseram alguns dos problemas do atual Plano de Carreira que precisam ser resolvidos, como critérios claros de acesso à carreira, mudança de função, falta de transversalidade entre as áreas administrativas, comercial e Direção Geral, a distribuição de cargos em comissão entre Direção Geral e Agência, a concepção de capacitação profissional, o piso muito baixo e a redução de letras ao longo do tempo. 

Seminário 

No sábado, dia 28 de maio, esses e outros assuntos serão discutidos em um Seminário aberto aos banrisulenses. Será um momento para os funcionários expor suas sugestões para a construção de um novo Quadro de Carreira. 

Também será apresentada experiência de outros bancos públicos, como o Banco do Brasil e Caixa Economica Federal, com as formas de remuneração variável e como é o debate de metas.

Novos integrantes 

Os próximos encontros da Comissão serão acompanhados por dois representantes da Fundação Banrisul de Seguridade Social: Leci Pacheco e Paulo Baldasso. A iniciativa é da diretoria que assumiu recentemente, de forma que a Fundação também possa contribuir com o estudo. 

A representação dos trabalhadores, que já conta com o Dieese, terá mais uma assessora, Tonia Duarte. Ela contribuiu com o estudo do Plano de Carreira dos trabalhadores da Caixa Economica Federal, da Federação dos Trabalhadores da Educação da UFRGS e do Sintrajufe. 

A próxima reunião acontece dia 9 de junho, às 9h30, no 4º andar do prédio da DG.

*Imprensa SindBancários