Webmail

Artigo: Para compreender melhor o Irã
14/01/2011

Casos envolvendo o Irã, noticiados quase sempre de uma forma desabonatória ao país e a seu regime de governo, aparecem com freqüência nos órgãos da mídia hegemônica.  

A jornalista Márcia Camargos, pós-doutorada em História pela USP, escreveu o artigo “Para compreender melhor o Irã” em que mostra como a dubiedade da mídia ao noticiar os fatos envolvendo o Irã e países como Arábia Saudita, Israel e os próprios Estados Unidos. Camargos ainda nos oferece mais informações sobre o país governado por Mahmoud Ahmadinejad, importantes para que possamos “compreender melhor o Irã”.

O artigo começa assim:

“Muito se tem falado sobre direitos humanos no Irã. O caso de Sakineh Ashtiani, presa em maio de 2006, acusada de adultério e envolvimento no assassinato do marido, levantou uma onda de protestos.

Ora, por mais abominável que seja sua condenação à morte por lapidação, comutada para forca ou prisão perpétua, é preciso notar como a mídia se mostrou tão indignada perante essa pena, mas complacente com as execuções nos Estados Unidos e cega diante das graves violações na Arábia Saudita, nos Emirados Árabes, no Egito e em outras nações aliadas do Ocidente.

Isso sem mencionar Guantánamo e Abu Ghraib, os ilegais “assassinatos dirigidos” e os mais de 7.000 prisioneiros políticos mantidos pelo Estado de Israel, inúmeros dos quais como “presos administrativos”, sem acusação formal ou processo na Justiça.”

Para ler a íntegra do artigo de Márcia Camargos, acesse
http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/ira-considerando-as-nuances.html.



Secretaria de Imprensa e Divulgação