Webmail

Fundação Banrisul: candidatos do movimento sindical vencem eleições
10/12/2010

Foram apurados nesta quinta, dia 9, os votos para os Conselhos Deliberativos (CD) e Conselho Fiscal (CF) da Fundação Banrisul.

Concorrendo ao CD, a Chapa 5, formada pelo diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, como titular, e a bancária Ana Guimaraens, como suplente, recebeu 2052 votos, 53,6% do total. A Chapa 3, composta pela diretora da Fetrafi-RS, Denise Falkenberg Corrêa, como titular, e o diretor do SindBancários e da Contraf-CUT, Antônio Carlos Pirotti, disputando o CF, obteve 2975 votos, 77,7% do total.

Ambas as Chapas representavam e tinham o apoio do movimento sindical. O anúncio oficial das eleições deverá ser feito no dia 15, quando os Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal se reúnem.

Participaram do pleito 3735 banrisulenses. No CD, foram 40 votos em branco, e no CF, 101. O período para recursos vai até o dia13. O secretário-geral do SindBancários, Fabio Soares Alves, pela Chapa 5, e o diretor da Fetrafi-RS, Amaro Souza, pela Chapa 3, participaram da apuração como fiscais.

Embora o quórum tenha sido baixo, Rocha destaca o número dos colegas que votaram nas Chapas 5 e 3, refletindo a vontade de mudança. "Nos sentimos muito honrados com os votos recebidos e renovamos nossos compromissos de trabalhar em prol dos banrisulenses, ativos, assistidos e pensionistas."

O dirigente ainda lembra o fundamental empenho das entidades sindicais, da Associação dos Aposentados do Banrisul (Afaban) e demais grupos de aposentados, que entenderam a gravidade do momento e a necessidade de eleger autênticos representantes dos trabalhadores para ocupar a cadeira que já era do movimento sindical.

"Por fim, agradeço aos colegas que voluntariamente trabalharam para nos eleger. Agradecemos a todos que votaram na gente e prometemos o máximo de empenho para honrar a confiança daqueles que acreditaram na gente", completa Rocha.

Ana Guimaraens agradece aos que aceitaram e votaram na proposta apresentada. "Pretendemos voltar a discutir os problemas da Fundação junto com a categoria bancária. Também pretendemos apresentar propostas para solucionar os problemas e trabalhar no intuito de garantir a sustentabilidade do nosso plano previdenciário", afirma.

Já a titular da Chapa 3, Denise Corrêa, destaca que, acima de tudo, a vitória é dos trabalhadores e trabalhadoras do Banrisul. "Foi fundamental contarmos com o apoio dos ativos, aposentados e dos sindicalistas. O significado é muito grande, assim como o desafio que teremos para enfrentar os problemas históricos da Fundação. Nossas propostas são bandeiras, por isso nosso compromisso é com nossas essas ações".

Denise acrescenta: "queremos que a sintonia entre os trabalhadores e o Fundo de Pensão seja total, para que possamos trabalhar para melhorar e avançar na solução das situações.  Não é uma vitória individual, mas de todo o conjunto dos banrisulenses".

Veja os números:

Conselho Deliberativo
Chapa 1: 516 votos
Chapa 2: 153 votos
Chapa 3: 816 votos
Chapa 4: 248 votos
Chapa 5: 2052 votos
Brancos: 40 votos

Conselho Fiscal
Chapa 1: 402
Chapa 2: 347
Chapa 3: 2975
Brancos: 101 votos

Total: 3825 votos


Fonte: Imprensa/SindBancários - 09/12/2010