Webmail

Artigo: "Nossa República das Bananas", por Nicholas D. Kristof
10/11/2010

O jornalista Luiz Carlos Azenha reproduziu, no sítio http://www.viomundo.com.br/, artigo escrito por Nicholas D. Kristof para o jornal New York Times do dia 6 de novembro.

No artigo Nossa República das Bananas, Kristof comenta sobre o nível atingido pela desigualdade de renda nos Estados Unidos:

“Em minhas reportagens, eu viajo regularmente às repúblicas das bananas notórias por sua desigualdade. Em algumas destas plutocracias, o 1%  mais rico da população abocanha até 20% da torta nacional.”

“Mas, dá para acreditar? Você não precisa viajar a países distantes e perigosos para observar tal desigualdade. Nós temos isso bem aqui em casa — e depois das eleições de quinta-feira, pode piorar.”

“O 1% mais rico dos norte-americanos agora acumula quase 24% da renda nacional, comparado com 9% em 1976. Como Timothy Noah da [revista eletrônica] Slate notou em sua excelente série sobre desigualdade, os Estados Unidos agora tem uma distribuição de riqueza mais desigual que as tradicionais repúblicas das bananas da Nicarágua, Venezuela e Guiana.’

“Os dirigentes das maiores companhias dos Estados Unidos ganhavam em média 42 vezes o salário médio dos trabalhadores em 1980, mas isso passou a 531 vezes em 2001. Talvez a estatística mais chocante seja esta: de 1980 a 2005, mais de quatro quintos do aumento total de renda dos Estados Unidos foram para o 1% mais rico.”

Para ler a íntegra do artigo de Nicholas Kristof acesse http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/yes-nos-somos-bananas.html.

 

Secretaria de Imprensa e Divulgação