Webmail

Terminam nesta sexta eleições para Comitês de Ética do Banco do Brasil
27/08/2010

Esta sexta-feira, 27, é o último dia da eleição para os Comitês de Ética no Banco do Brasil, conquista da Campanha Nacional do ano passado que tem por objetivo combater o assédio moral nos locais de trabalho. A votação está sendo realizada pelo Sisbb.

O Comitê de Ética de cada Estado terá a participação de dois representantes eleitos pelos trabalhadores do BB - um titular e um suplente. As inscrições dos candidatos foram feitas até o dia 12 de agosto.

No encontro de Delegados Sindicais do Banco do Brasil de sexta-feira, dia 20 de agosto, ficaram definidas as chapas que contam com o apoio do movimento sindical:

Karen Simone D”Avila - titular | Isidoro Graci Neto – suplente

Adriana Tosin - titular | Giovani Cernicchiaro dos Santos – suplente

Daison Vandeir Teixeira - titular | Mauricio Salles Ribeiro – suplente

Márcio Costa Pinto - titular | Rogério Vicente da Silva - suplente

O comitê é um avanço no combate ao assédio moral e foi fruto da mobilização dos funcionários, apesar de ainda não atender à reivindicação de paridade de representação entre banco, funcionários e não prever a participação do Sindicato.

O assédio é caracterizado, por exemplo, pela ameaça de descomissionamento que o banco utiliza para cobrar metas abusivas, levando o trabalhador ao adoecimento. A prática está institucionalizada no banco como comprovam as várias denúncias feitas pelos trabalhadores ao Sindicato, processos na Justiça e relatos na imprensa.

Fonte: Contraf/CUT com edição da Fetarfi-RS