Webmail

Fetrafi/RS e SindBancários promovem Encontro Estadual sobre isonomia
01/07/2010

A luta pela isonomia de direitos entre trabalhadores novos e antigos dos bancos públicos federais é um dos grandes desafios pautados pelo movimento sindical para 2010. O tema já foi alvo de diversas campanhas, em que os bancários gaúchos tiveram papel fundamental. Graças a estas iniciativas foi possível obter alguns avanços rumo à igualdade de direitos. 

A Fetrafi-RS e o SindBancários promovem no dia 17 de julho o Encontro estadual pela isonomia. A atividade acontece na Casa dos Bancários e é aberta à participação de trabalhadores e trabalhadoras de bancos públicos federais. O objetivo do Encontro é discutir as estratégias para a luta pela isonomia para o próximo período e definir propostas para o Encontro Nacional, que será promovido pela Contraf-CUT. 

Na avaliação do movimento sindical bancário, as empresas estatais não podem manter políticas ou práticas que promovam a discriminação entre os trabalhadores. 

Com a apresentação do projeto de Lei nº 6259, de autoria dos deputados federais (na época), Inácio Arruda e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, a luta pela isonomia nos bancos públicos ganhou mais força. Em 2007 a Fetrafi-RS promoveu um Encontro Estadual, que reuniu trabalhadores da Caixa, BB, Basa, dirigentes sindicais de todo o estado e o então deputado federal Tarcísio Zimmermann, que em seguida assumiu a relatoria do projeto na Comissão de Trabalho Administração e Serviço Público da Câmara. 

A intensificação da luta pela isonomia foi proposta pelos bancários gaúchos em dezembro de 2009, no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais da Caixa e referendada pelo 26º Conecef, realizado de 28 à 30 de maio deste ano, em São Paulo. A isonomia de direitos também é prioridade para os funcionários do BB, que incluíram o tema nas resoluções do 20º Congresso Nacional do segmento, promovido este ano. 

Entenda o caso 

A distinção entre os funcionários contratados nos períodos pré e pós-98 nos bancos públicos iniciou durante o governo Fernando Henrique Cardoso e foi consolidada com a publicação da resolução nº 9 do DEST – Departamento de Coordenação das Empresas estatais Federais, em maio de 1995. 

Divulgação 

O Departamento de Comunicação da Fetrafi-RS já finalizou um informativo específico sobre o tema isonomia. O jornal será encaminhado aos sindicatos filiados à entidade na próxima semana para distribuição aos empregados de bancos federais. 
 

Fonte: Fetrafi-RS