Webmail

Sem ar-condicionado, bancários paralisam agência do Unibanco no Moinhos de Vento
06/01/2010

Paralisação ocorreu das 7h às 13h. Com temperaturas na casa dos 30º, bancários não dispõem de refrigeração necessária para trabalhar

 

A falta de ar-condicionado resultou na paralisação do atendimento na agência Moinhos de Vento do Itau Unibanco, nesta quarta-feira, dia 6, entre 7h e 13h. Em pleno verão 2010 e com temperaturas na casa dos 30 graus, os bancários são obrigados a trabalhar sem refrigeração, assim como os clientes que acessam aos serviços da agência. O caso foi verificado há vários dias, mas como não havia solução, dirigentes do SindBancários compareceram e exigiram providências. 

O secretário Geral, Fabio Soares Alves, o Fabinho, o diretor do SinidBancários Sandro Rodrigues e o diretor da Contraf-CUT, Ernesto Humberto dos Santos, ambos funcionários do Itau Unibanco, deixaram o local com uma solução parcial para o problema. O banco alugou ventiladores para serem colocados no interior do prédio, que funcionarão durante o dia com o exaustor dos aparelhos de refrigeração. 

“A situação está amenizada. No final de expediente, por volta das 16h, técnicos estarão na agência para consertar o sistema. Se a situação não for resolvida, voltaremos na quinta e interromperemos novamente o atendimento”, avisa Sandro Rodrigues.

“Não tem justificativa para Itaú Unibanco, um dos bancos que mais lucrou em 2009, não oferecer aos bancários e clientes um sistema de ar-condicionado eficiente”, acrescenta Fabinho. 

Ele lembra que Itaú Unibanco acumulou no período de janeiro a setembro de 2009, um lucro líquido de R$ 6,853 bilhões, um aumento de 15,5% ante os R$ 5,931 bilhões de igual período de 2008. 

A fusão entre Itaú e Unibanco, tem sido boa apenas para as instituições. Além de demissões, a política tem sido de enxugamento das agências, ritmo intenso, longas jornadas e metas abusivas. 

Outros bancos apresentam mesmo problema 

A falta de ar-condicionado já foi verificada pelos diretores do SindBancários no Bradesco (agência Cavalhada), Caixa Econômica Federal (agência Cristo Redentor - setor de Habitação). Santander (Shopping Iguatemi) e Itaú Unibanco (agências Passo D’Areia, Moinhos de Vento e Assis Brasil). 

Denuncie 

Denúncias de irregularidades nas condições de trabalho em seu banco podem ser feitas junto ao Departamento de Saúde do SindBancários. Você pode utilizar os canais de comunicação criados do Departamento de Saúde: o telefone 3433-1225, o e-mail tudotemlimite@sindbancarios.org.br ou acessar www.sindbancarios.org.br/tudotemlimite, onde um formulário está disponível. 

As denúncias podem ser anônimas.


*Imprensa SindBancários