Webmail

Prefeito
30/12/2009

Aconteceu nesta terça-feira, dia 29, a 12ª edição da Corrida de São Pilantra, o santo padroeiro das elites do Brasil. A tradicional corrida, paródia da São Silvestre, é realizada todos os anos nos últimos dias de dezembro e os "vencedores" são definidos pelos bancários em votação pelo site do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

O "Perfeito Taxab" ficou com o primeiro lugar este ano. O segundo lugar ficou com o "Governador Zé Ferra o Povo" e o terceiro com o governador do Distrito Federal "Arrudão 2010" também conhecido como "Kid Panetone". 

Os personagens mais votados pelos bancários disputaram a prova ao som da trilha sonora de filme Carruagens de Fogo. A corrida começou na sede do Sindicato, no edificio Martinelli, desceu a Rua São Bento até a Rua Boa Vista, e seguiu pela Rua da Quitanda até a Praça do Patriarca, onde os vencedores foram "premiados".

"O grande 'premiado' pelos bancários foi aquele que, no apagar das luzes de 2009, enviou para a Câmara dos Vereadores um aumento injustificável do IPTU. Esse reajuste abusivo vai recair com muito mais força sobre os mais pobres e vai corroer o aumento real conquistado com tanto suor pelos trabalhadores nas campanhas deste ano. 

"Não foi à toa que ele sempre liderou os votos no nosso site", disse a secretária-geral do Sindicato, Juvandia Moreira, que lembrou ainda o descaso do prefeito com as obras para prevenir enchentes, o tratamento desumano dado aos moradores de rua e o aumento das passagens de ônibus previsto para o início de janeiro.

Entre os competidores caracterizados estavam os banqueiros "Maria Ferranda", da CEF, "Kid" Moreira e Roberto "Só Entuba", do Itaú Unibanco, e Conrado "Evil", do HSBC. Outros personagens lembravam casos recentes de destaque na imprensa, como o ataque aos brasileiros no Suriname, os atos de violência contra crianças e as vítimas dos alagamentos em São Paulo, estas últimas representadas pelo personagem Zé Alagão. 

Figuras públicas como o presidente dos EUA, Barack Obama, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius e o presidente do STF, Gilmar Mendes, também estavam caricaturados durante a brincadeira.

"Já o segundo colocado, o 'Zé Ferra o Povo' se destacou pelo corte nas verbas para ações sociais e pelo abandono da saúde pública. O nosso maior objetivo com essa paródia é usar o bom-humor para combater as pilantragens e denunciar aqueles que usaram seu poder e sua influência em 2009 para fazer mal à sociedade", disse a dirigente sindical.

No ano passado, o primeiro lugar foi dividido entre José Serra, por vender a Nossa Caixa, o prefeito Kassab, pelo veto à lei que obrigava a instalação de portas de segurança nas agências, e a presidenta da Caixa Federal, Maria Fernanda, por descontar os dias parados na greve daquele ano.


Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi - Seeb São Paulo – 29/12/2009