Webmail

29 de agosto: Dia Nacional de Combate ao Fumo
28/08/2007

A Lei Federal nº 7488/86, estabelece que durante a semana que antecede a data seja lançada uma campanha de âmbito nacional, visando alertar a população, em particular os adolescentes e adultos jovens - alvos preferidos da indústria do tabaco sobre os males causados pelo fumo à saúde. 

Ambiente Livre de Cigarro é Direito de Todos 

Você sabia que ... 
O Tabagismo Passivo é a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subsequente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool. (IARC, 1987; Surgeon General.1986; Glantsz. 1995) INCA. 

Na Poluição Tabagística o ar poluído contém em média, três vezes mais nicotina, três vezes mais monoxido de carbono. e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas do que o fumaça que entra pela boca do fumante depois de passar pelo filtro do cigarro. 

A Expectativa de Vida de um indivíduo que fuma é 25% menor que a de um não fumante. No Brasil, a cada ano, 200 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo tabagismo. 

0 Tabagismo Materno é o principal fator de risco evitável de problemas para os recém-nascidos.

Dentre as Dependências Químicas. O tabagismo é uma das mais prevalentes, mais diretamente relacionada a doenças (respiratórias, cardiovascularese câncer) mais associada a mortalidade precoce, mais custosa e está associada a piora da qualidade de vida dos fumantes e das pessoas que com eles convivem ou trabalham. A boa notícia é que o tabagismo e tratável. Independente da idade a interrupção do tabagismo sempre traz vantagens e qualidade de vida e à longevidade do indivíduo. 

No tratamento a ajuda profissional é fundamental para o seu sucesso. Estudos mostram que apenas 5 a 10 dos fumantes conseguem parar de fumar sem ajuda e em média fazem 5 tentativas antes de largar o cigarro definitivamente. Portanto, se você já fez algumas tentativas sua chance de conseguir está chegando. Se ainda não fez, que tal pensar em tentar? 

Se puder não fume. 
Se fumar, escolha lugares abertos. 
Seja cidadão

*Ministério da Saúde