Webmail

Pautas específicas do BB e da Caixa serão entregues na terça
10/08/2007

Os bancários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal entregarão terça-feira, dia 14, as pautas de reivindicações específicas para a diretoria das empresas. A reunião com a Caixa está marcada para 10h, na matriz, em Brasília. A entrega da pauta para o BB será ao meio-dia, na sede da capital federal.

A campanha de 2007 terá mesa na Fenaban para a pauta geral da categoria, e mesas específicas nos bancos públicos, como Caixa e Banco do Brasil, dentro da estratégia da campanha nacional articulada.

A Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, que ocorreu no final de julho em São Paulo, aprovou ainda resolução reconhecendo perdas salariais dos bancários das instituições públicas durante o governo FHC e a necessidade de buscar recuperação dessa defasagem. As reivindicações específicas do BB e da Caixa foram definidas nos Congressos dos bancos, realizados durante a 9ª Conferência.

Os principais pontos específicos do Conecef deste ano foram ao encontro dos anseios dos bancários gaúchos. A definição de um novo Plano de Cargos e Salários unificado, isonomia para a todos (em especial para os TBs), 6 horas, tíquete e cesta-alimentação para aposentados, contratação de pessoal e recuperação das perdas salariais serão as prioridades defendidas em 2007.

Também integram a minuta específica a solução para os problemas do Saúde Caixa e as questões de saúde e condições de trabalho (incluindo o problema do assédio moral e da violência organizacional). Dois dias após a entrega da pauta para a Caixa, o banco e a Contraf-CUT reúnem-se, às 15h do dia 16, para discutir saúde.

*Sindicato dos Bancários de Porto Alegre