Webmail

Eduardo Galeano: Bases dos EUA ofendem a dignidade da AL e a inteligência
09/09/2009

O jornalista e escritor uruguaio, Eduardo Galeano, concedeu entrevista ao Observatório Latinoamericano, no Equador, em que fala sobre a instalação de sete bases militares dos Estados Unidos na Colômbia.  Na entrevista, Galeano afirma, entre outras coisas:

“A presença norteamericana em bases militares da Colômbia não só ofende a dignidade da América Latina, mas também a inteligência.”

"Os EUA estiveram mais de um século dedicados à fabricação de ditaduras militares na America Latina. Então, na hora de defender uma democracia como no caso de Honduras, diante de um claríssimo golpe de Estado, vacilam, tem respostas ambíguas, não sabem o que fazer, porque não tem prática, lhes falta experiência, há mais de um século trabalham no sentido oposto, então compreendo que a tarefa não é fácil. No caso das bases militares na Colômbia, não só ofende a dignidade coletiva da América Latina, mas também a inteligência de cada um de nós, porque que se diga que sua função vai ser combater as drogas, por favor, até quando! Quase toda a heroína que se consome no mundo provem do Afeganistão, quase toda, dados oficiais das Nações Unidas que todo mundo pode ver na internet. E o Afeganistão é um país ocupado pelos EUA e como se sabe os países ocupantes tem a responsabilidade do que acontece nos países ocupados, portanto tem algo que ver com este narcotráfico em escala universal e são dignos herdeiros da rainha Vitória que era narcotraficante."

Para ler a íntegra da entrevista acesse www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm

Secretaria de Imprensa e Divulgação