Webmail

A gripe suína e a indústria
13/05/2009

O professor de História na Universidade da Califórnia, Mike Davis, escreveu um artigo sobre a gripe suína.  No artigo, Davis procura estabelecer as ligações entre o vírus da gripe o o modo de produção intensiva de suínos e afirma que:

"Em 1965, por exemplo, havia, nos EUA, 53 milhões de porcos, divididos em mais de um milhão de propriedades rurais. Hoje, 65 milhões destes animais se concentram em 65 mil instalações. Isso significou passar dos antiquados chiqueiros a gigantescos infernos fecais, onde – entre esterco e sob um calor sufocante, prontos a intercambiar agentes patógenos à velocidade do raio – se amontoam dezenas de milhares de animais com sistemas de imunização mais que debilitados."

 

Para ler a íntegra do artigo do professor estadunidense, acesse www.correiocidadania.com.br/content/view/3255/9/

 

 

O que não se discute da gripe suína 

 

O membro da diretoria do Movimento dos Pequenos Agricultores, Altacir Bunde, também escreveu artigo sobre a gripe suína em que, entre outras coisas,  afirma que:

 

"A empresa Smithfield Foods, uma gigante norte americana, a maior do mundo?em produção, embalagem e exportação de carne de porco, pode estar diretamente ligada ao surto da gripe suína. A Smithfield opera de forma maciça na compra de porcos no México, no estado de Veracruz, onde o surto foi originado. As operações e criações se dão através?de uma filial denominada Granjas Carroll,?que mexe com cerca de?950.000 suínos por ano, de acordo com o site da empresa. Por aí se pode ter uma idéia da quantidade de dejetos produzidos..."

"Algumas pessoas aqui nos Estados Unidos dizem ser praticamente impossível viver próximo a tais locais, inclusive nos Estado Unidos,?tamanha a contaminação do ar e?das águas com seus grandes depósitos de restos fecais e outros, e que a quantidade de moscas nestas áreas é tão enorme que é praticamente impossível de se viver por perto."

Para ler a íntegra do artigo de Altacir Bunde, acesse

http://www.correiocidadania.com.br/content/view/3230/9/

 

Secretaria de Imprensa e Divulgação

13/05/2009