Webmail

2º Congresso da Contraf/CUT, que também é eleitoral, será em Abril
12/03/2009

2º Congresso da Contraf/CUT mobiliza bancários em abril

Evento será realizado em São Paulo, de 14 a 16 de abril. Inscrições podem ser feitas até 20 de março

O II Congresso Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro será realizado entre os dias 14 a 16 de abril, em São Paulo, com participação aberta a todas as centrais sindicais. O evento acontece no Hotel Holiday Inn, Rua Professor Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi – São Paulo/SP. 

A direção nacional da Contraf/CUT também já definiu os temas que serão discutidos e aprovou o calendário de atividades e de preparação do Congresso, que será precedido de encontros regionais e encontros temáticos. Durante o Congresso haverá eleição da Diretoria Executiva Nacional e dos Conselhos Fiscal e Diretivo da entidade. 

O calendário do II Congresso

18/3 - Prazo final para realização das assembléias em cada base sindical para a eleição de delegados ao Congresso. 
20/3 - Prazo final para a inscrição dos delegados. 
22/3 - Último dia para a realização dos encontros regionais. 
24/3 - Encontros temáticos nacionais, para aprofundar o debate sobre os temas que estão na pauta do II Congresso. 

Os temas de discussão 

São os seguintes os temas que a direção da Contraf/CUT definiu para discussão no Congresso, sem prejuízo de as assembléias e encontros regionais acrescentarem outros assuntos para debate: 

:: Sistema Financeiro Nacional. 
:: A construção da representação do ramo financeiro. 
:: Remuneração da categoria. 
:: Saúde e condições de trabalho. 
:: Emprego 
:: Estratégia das campanhas salariais. 
:: Comissões de Empresa dos bancos. 
:: Igualdade de oportunidades nas empresas. 
:: Formação. 
:: Estrutura, estatuto e finanças da Contraf/CUT. 

Prazo para realização de assembléia para eleição de delegados 

Até dia 18 de março de 2009 e notificação com antecedência de cinco dias úteis à Contraf-CUT (contrafcut@contrafcut.org.br). As assembléias deverão ser acompanhadas por um membro da Executiva da Contraf-CUT e/ou da CUT. 

Quórum da assembléia 

Três vezes o número de delegados a que a entidade tiver direito. Quando o quórum mínimo estipulado for abaixo de trinta pessoas, para os sindicatos com mais de trezentos associados deve-se considerar este número (trinta), como mínimo obrigatório de presentes na assembléia convocada para eleição de delegados. Para os sindicatos com até trezentos associados o quórum mínimo que se observará de vinte presentes na assembléia. 

Das inscrições de delegados 

Devem ser feitas (impreterivelmente até o dia 20 de março), às 18h, via ficha de inscrição disponibilizada pela Contraf/CUT. Toda a documentação deve ser enviada à Secretaria da Contraf-CUT, por sedex (para garantir o recebimento e porque fará parte do processo oficial do Congresso), aos cuidados da Secretaria Geral – Rua Líbero Badaró, 158 – 1º andar – São Paulo/SP – CEP 01008-000 até o dia 23 de março. Não serão aceitas inscrições fora destes prazos. 

A documentação para inscrição deverá ser acompanhada do comprovante de depósito, identificando o depositante, referente à taxa de inscrição. No caso de haver mais de uma chapa, as relações dos delegados e delegadas e seus respectivos suplentes devem vir em fichas de inscrição separadas. Os delegados efetivos só podem ser substituídos por suplentes da mesma chapa, os quais deverão vir munidos da carta de substituição. 

Quem participa do 2º Congresso 

Os sindicatos e federações filiados à CUT e  à Contraf-CUT e em dia com suas obrigações financeiras. Os sindicatos e federações filiados à CUT e que estiverem em débito, deverão buscar a Central para regularizar a situação até o dia 18 de março. Os sindicatos e federações em débito e filiados diretamente à Contraf-CUT deverão buscar a Confederação e regularizar sua situação até o dia 18 de março. 

Critérios de participação 

Sindicatos - um delegado para cada novecentos sócios (1/900) ou fração maior ou igual a 450. Garantindo-se o mínimo de um delegado por sindicato. Todos os delegados devem ser eleitos nas assembléias. A Contraf-CUT informará o número de delegados para cada entidade segundo dados cadastrais. 
As Federações filiadas participam com um representante eleito em seu fórum de direção. 
Delegados natos - Os membros efetivos da Diretoria Executiva da Contraf-CUT e os representantes bancários na Executiva da CUT Nacional são delegados natos ao 2º Congresso da Contraf-CUT. 


*Feeb/RS com informações da Contraf/CUT
10/03/2009