Webmail

Vídeo mostra vigilantes almoçando dentro do banheiro em agência do BBVídeo mostra vigilantes almoçan
15/08/2012

A TV Goiânia exibiu vídeo mostrando vigilantes almoçando no banheiro, alguns sentados no chão, ao lado do vaso sanitário, em agência do Banco do Brasil, na capital de Goiás. São cenas humilhantes que desrespeitam a dignidade dos trabalhadores. 

O video revela a denúncia de um vigilante de que em todas as agências do BB de Goiânia eles só podem usar a cozinha em horários inadequados sob pena de receberem advertências. Assim, para não passarem fome, a opção é fazer as refeições escondidos no banheiro.

Segundo a reportagem, alguns vigilantes já denunciaram o caso para a Polícia Federal e o Ministério do Trabalho e Emprego. O vídeo foi mostrado no dia 19 de janeiro e já teve mais de 480 exibições no Youtube.

Clique aqui para ver o vídeo.

Conforme o presidente da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), José Boaventura Santos, não se trata de caso isolado. "Não faltam denúncias em várias agências bancárias do País, o que mostra preconceito e discriminação com os vigilantes", afirma. Ele cobra medidas do BB e demais bancos para que haja igualdade de tratamento para os vigilantes e demais trabalhadores na utilização das cozinhas e espaços para alimentação nas agências.

Para o secretário de imprensa da Contraf-CUT e coordenador do Coletivo Nacional de Segurança Bancária, Ademir Wiederkehr, "são imagens que revoltam, pois é inaceitável que haja segregação de trabalhadores no BB ou em qualquer banco ou empresa. Todos merecem tratamento digno".

"A direção do BB tem que apurar essas denúncias e, caso sejam confirmadas, os gestores das agências devem ser orientados para acabar imediatamente com essa situação vergonhosa", aponta o dirigente sindical.

As denúncias também devem encaminhadas para os sindicatos e federações de bancários e à Contraf-CUT. "Somos todos trabalhadores e pessoas humanas e essas discriminações contra vigilantes precisam ser erradicadas", ressalta Ademir.


Fonte: Contraf-CUT com CNTV e TVGoiânia – 14/08/2012