Webmail

Sindicatos paralisam agências do Itaú Unibanco
22/12/2011

Dirigentes sindicais e bancários denunciaram as demissões imotivadas e as precárias condições de trabalho no Itaú Unibanco durante protestos realizados na manhã desta quarta-feira, dia 21. O Dia de Luta teve paralisações e distribuição de panfletos nos locais de trabalho. Segundo informações enviadas à Fetrafi-RS pelos sindicatos, ocorreram manifestações em Ijuí, Passo Fundo, Cruz Alta e Porto Alegre.


Em Passo Fundo, houve paralisação durante todo o dia nas agências Bento Gonçalves e Morom. Na cidade de Cruz Alta o sindicato retardou o início do expediente por uma hora nas agências da Rua Pinheiro Machado e da Avenida General Câmara.

Na Capital, três agências do Itaú Unibanco foram paralisadas por falta de funcionários e más condições de trabalho. As unidades que tiveram os serviços interrompidos estão localizadas na Coronel Vicente, na Praia de Belas e na Assis Brasil.

Segundo Sindbancários, todas as agências estão com déficit de funcionários, o que provoca a sobrecarga aos bancários e precariza o atendimento oferecido aos clientes. Em algumas unidades, como a Praia de Belas, apenas um caixa faz todo o atendimento, o que é impraticável. 

A falta de ar-condicionado também afeta o desempenho dos funcionários e a boa recepção aos clientes, que ingressam na agência. Uma empresa ficou de comparecer nesta quarta-feira para consertar o equipamento, que está fora de funcionamento desde o dia 28 de novembro, mas até às 12h nenhum técnico esteve no local. A unidade não abriu ao público nesta quarta-feira.

Já no prédio da Rua Coronel Vicente, a situação é de calamidade. Nesta unidade, funcionários e clientes são obrigados a conviver com ratos e outros bichos. O SindBancários disponibilizou a empresa que presta serviço de dedetização para o banco resolver a situação, mas o banco não autorizou. Não é a primeira vez que a Coronel Vicente recebe denúncias de que bichos e insetos, como ratos, baratas e mosquitos, atrapalham a vida de funcionários e clientes.

 

*Fetrafi-RS e SindBancários